Corrida, ar livre, imunitário

Atividade física e o sistema imunológico

Set 23, 2020

O nosso sistema imunitário é uma rede complexa de células e moléculas designadas para nos proteger de infecções e doenças. 

Está comprovado que o exercício físico tem um impacto importante e positivo no normal funcionamento e melhoria do sistema imunitário.


A prática regular de exercício físico, principalmente de intensidade moderada, apresenta melhorias acentuadas nas respostas imunitárias à vacinação, diminuição de inflamações crónicas de baixo grau e melhorias de diferentes marcadores em indivíduos com diabetes, doenças cardiovasculares, obesidade, cancro, HIV, entre outras. (1)

Ou seja, em cada ida ao ginásio, movimenta instantaneamente biliões de células do sistema imunitário, especialmente aquelas capazes de reconhecer outras células infectadas e eliminar as mesmas.

As células do sistema imunitário que são mobilizadas com o exercício físico aumentam assim a vigilância imunitária, o que, em teoria, torna-nos mais resistentes a infecções. 

A curto prazo, o exercício físico pode ajudar a lidar com agentes patogénicos e, a longo prazo, a regular e a retardar as alterações que ocorram no sistema imunitário com o envelhecimento, reduzindo assim o risco de infecções. (5)

Além de todos os benefícios físicos, também está comprovado que a pratica regular de exercício físico influencia o estado mental de cada um, diminuindo os efeitos negativos do stress, da ansiedade e da depressão e promovendo a melhoria do nosso humor. 

Um estudo sobre exercício físico e bem-estar psicológico demostrou que indivíduos que se exercitam 2 a 3 vezes por semana experienciam significativamente menos depressão, raiva, desconfiança e stress,…consequentemente ocorre um influência positiva no nosso sistema imunitário.

Resumindo, em tempos de covid-19 e nas condições em que nos encontramos hoje, não devemos ignorar a relevância de nos permanecermos activos e saudáveis, especialmente a população sénior que são os mais susceptíveis a infecções em geral, mas também identificados como a população particularmente vulnerável de contrair a covid-19. E para tal, é imprescindível termos e mantermos os níveis de actividade fisica de forma constante e sempre dentro das recomendações. 

Para se manter activo de forma segura e com um acompanhamento constante, vem fazer um treino experimental.

Fontes:

https://www.publico.pt/2020/08/14/impar/opiniao/exercicio-fisico-aliado-sistema-imunitario-reforcado-1927958; Publico.pt 

Duggal NA et al. Can physical activity ameliorate immunosenescence and thereby reduce age-related multi-morbidity? Nat Rev Immunol 2019 Sep;19(9):563-572.

Campbell JP, Turner JE. Debunking the Myth of Exercise-Induced Immune Suppression: Redefining the Impact of Exercise on Immunological Health Across the Lifespan. Front Immunol. 2018 Apr 16;9:648.

BeFitness

Related Posts

Benefícios da corrida

Benefícios da corrida

A Corrida, praticada de forma regular, traz grandes benefícios e que não se limitam apenas aos aspetos físicos. De seguida, apresentamos-te os principais benefícios da corrida. Corpo forte Pernas, pés e core Correr mexe com todos os músculos e muitas articulações,...

Comments

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Your Wellness
is our Mission

Sê o primeiro a receber as novidades