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Água – Benefícios na tua saúde

Mai 26, 2020

Agora que os dias quentes estão aí, é ainda mais importante darmos atenção e prioridade ao consumo de água.

A água é o principal constituinte do nosso organismo. Mais de 60% do volume do corpo é constituído por água.

Os benefícios da água no nosso organismo são inúmeros e salientamos apenas alguns:

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Ajuda no controlo de peso e na regulação do apetite

Elimina substâncias tóxicas, importante na limpeza do organismo

Auxilia a digestão

Previne o envelhecimento da pele

Tem papel funcional a nível hepático e renal

Responsável pelo transporte de nutrientes e oxigénio para as células

Protege os orgãos e tecidos Lubrifica as articulações

O que nem sempre é do conhecimento de todos, é que a falta de ingestão de água desencadeia a desnutrição…o que pode levar a:

  • Alterações do sistema renal
  • Obstipação
  • Infeções urinárias
  • Diminuição da secreção salivar
  • Doenças pulmonares
  • Doenças coronárias

Para melhor perceberes se estás a ingerir a água suficiente, alertamos para os principais Sintomas da desidratação:

  • Sensação de sede
  • Cansaço mental e físico
  • Pele rugosa
  • Aumento da temperatura corporal
  • Dores de cabeça 
  • Náuseas e vómitos

NOTA: Se tiveres este tipo de sintomas, poderá estar relacionado com a baixa ingestão de água, contudo, deves sempre consultar o teu médico de forma a que ele possa analisar e diagnosticar a origem dos mesmos.

Existem grupos de pessoas com maior propensão à desidratação, nomeadamente, os idosos pois com o envelhecimento ocorre uma perda da sensibilidade à sensação de sede. E também as crianças, com as quais é necessário insistir no consumo de água.

Recomendações diárias de água

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Para finalizar, apresentamos-te alguns conselhos para aumentar a ingestão de água ao longo do teu dia:

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  • Tem sempre contigo uma garrafa de água ou em alternativa, define como objectivo ingerir 4 copos de água durante a manhã e outros 4 durante a tarde;
  • Nas refeições dá prioridade à água como bebida;
  • Aromatiza a tua água com umas gotas de limão, laranja ou outra fruta (sem adição de açúcar);
  • Outra possibilidade será beberes chás e infusões não açucarados.
  • Opta por alimentos ricos em água, tais como: frutos, hortaliças e legumes cozinhados, saladas em cru e sopas;
  • Evita as bebidas açucaradas ou outras

Aproveita todos os benefícios da água para te manteres saudável e melhorares o teu bem-estar geral, e para complementares e seres ainda mais feliz, mantém uma actividade física regular e segura.

Se precisares de apoio e orientação, consulta-nos e sabe como te podemos ajudar!

BeFitness

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