A nutrição desempenha um papel crucial na saúde e na performance dos praticantes de actividade fisica, sejam atletas profissionais ou apenas praticantes regulares.
O seu plano alimentar depende das suas necessidades energéticas e nutricionais, as quais variam de acordo com a idade, sexo, composição corporal e também do seu objetivo – perda de peso ou gordura corporal, aumento de massa muscular, entre outros – que influenciará no tipo de treino, duração, intensidade e regularidade.
Neste plano alimentar, a alimentação pré-treino é dos elementos mais importantes para um praticante regular de exercício físico.
Esta alimentação, quando correcta e cuidada, garante um melhor rendimento durante treino e ajuda na recuperação, além de que menoriza os riscos de lesões musculares.
A alimentação pré-treino é o seu combustível para a realização dos diversos exercícios sem que sinta tanta fadiga muscular e assegure um bom desempenho durante toda a actividade.
Alimentação Pré-treino
O ideal será fazer uma refeição completa aproximadamente 3 horas antes do treino.
Se essa refeição for o pequeno-almoço, inclua:
- pão escuro com queijo magro, fiambre de perú, compota magra
- cereais integrais,
- leite ou iogurtes magros;
- fruta
No caso de ser o almoço opte por:
- sopa de legumes;
- prato com carne/peixe acompanhado de salada ou legumes
- arroz, batata ou massa
No caso de apenas ter oportunidade de fazer a refeição pré-treino 1 a 2 horas antes de iniciar a actividade fisica, opte por um lanche suficientemente leve para não retardar a digestão e causar desconforto gástrico.
Mas lembra-se que o principal é obedecer às especificidades de cada pessoa, visto que há quem tenha a digestão mais lenta e quem a tenha mais rápida.
Se optar pelo lanche 1-2 horas antes, o mesmo deverá ser rico em hidrato de carbono de baixo índice glicémico que evitam a libertação grande de insulina e a queda brusca da glicemia sanguínea permitindo um fornecimento de energia gradual e prevenindo uma possível hipoglicemia e fraqueza ao longo do treino.
Finalmente, evite comer imediatamente antes do treino, mas se não fez nenhuma refeição nas 4h anteriores não inicie a actividade física, e aproveite o momento antes do treino para ingerir alimentos com um índice glicémico mais elevado, como uma banana ou 1 barra de cereais integrais.
Desta forma, os hidratos de carbono são convertidos em energia de forma rápida e ficam disponíveis a tempo do treino.
Por último, fica a dica sempre importante:
- Beba água mesmo que não sinta sede.
No Befitness Studio dispomos do serviço de Nutrição no qual elaboramos o plano alimentar adequado a SI!
0 Comments