Alimentação Pré-treino, fitness, saude, nutrição

Alimentação Pré-treino

Fev 26, 2020

A nutrição desempenha um papel crucial na saúde e na performance dos praticantes de actividade fisica, sejam atletas profissionais ou apenas praticantes regulares.

O seu plano alimentar depende das suas necessidades energéticas e nutricionais, as quais variam de acordo com a idade, sexo, composição corporal e também do seu objetivo – perda de peso ou gordura corporal, aumento de massa muscular, entre outros – que influenciará no tipo de treino, duração, intensidade e regularidade.

Neste plano alimentar, a alimentação pré-treino é dos elementos mais importantes para um praticante regular de exercício físico. 

Esta alimentação, quando correcta e cuidada, garante um melhor rendimento durante treino e ajuda na recuperação, além de que menoriza os riscos de lesões musculares.

A alimentação pré-treino é o seu combustível para a realização dos diversos exercícios sem que sinta tanta fadiga muscular e assegure um bom desempenho durante toda a actividade.

Alimentação Pré-treino

O ideal será fazer uma refeição completa aproximadamente 3 horas antes do treino. 

Se essa refeição for o pequeno-almoço, inclua:

  • pão escuro com queijo magro, fiambre de perú, compota magra
  • cereais integrais, 
  • leite ou iogurtes magros; 
  • fruta 

No caso de ser o almoço opte por:

  • sopa de legumes;
  • prato com carne/peixe acompanhado de salada ou legumes
  • arroz, batata ou massa 

No caso de apenas ter oportunidade de fazer a refeição pré-treino 1 a 2 horas antes de iniciar a actividade fisica, opte por um lanche suficientemente leve para não retardar a digestão e causar desconforto gástrico. 

Mas lembra-se que o principal é obedecer às especificidades de cada pessoa, visto que há quem tenha a digestão mais lenta e quem a tenha mais rápida.

Se optar pelo lanche 1-2 horas antes, o mesmo deverá ser rico em hidrato de carbono de baixo índice glicémico que evitam a libertação grande de insulina e a queda brusca da glicemia sanguínea permitindo um fornecimento de energia gradual e prevenindo uma possível hipoglicemia e fraqueza ao longo do treino.

Finalmente, evite comer imediatamente antes do treino, mas se não fez nenhuma refeição nas 4h anteriores não inicie a actividade física, e aproveite o momento antes do treino para ingerir alimentos com um índice glicémico mais elevado, como uma banana ou 1 barra de cereais integrais.

Desta forma, os hidratos de carbono são convertidos em energia de forma rápida e ficam disponíveis a tempo do treino.

Por último, fica a dica sempre importante: 

  • Beba água mesmo que não sinta sede.

No Befitness Studio dispomos do serviço de Nutrição no qual elaboramos o plano alimentar adequado a SI!

BeFitness

Related Posts

Água – Benefícios na tua saúde

Água – Benefícios na tua saúde

Agora que os dias quentes estão aí, é ainda mais importante darmos atenção e prioridade ao consumo de água. A água é o principal constituinte do nosso organismo. Mais de 60% do volume do corpo é constituído por água. Os benefícios da água no nosso organismo são...

Alimentação em quarentena

Alimentação em quarentena

Todos sabemos que estes dias em confinamento trazem consigo um desejo maior pela comida e uma dificuldade em resistir às tentações. Mas manter uma alimentação saudável e regrada é essencial para a tua saúde e felicidade. Para não perderes o foco e te manteres...

Comments

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Your Wellness
is our Mission

Sê o primeiro a receber as novidades