chocolate, dieta, fitness, BeFitness

Chocolate – Principais Beneficios

Jul 5, 2019

São uma tentação e impossível de resistir, mas ainda assim o chocolate tem diversos benefícios para a tua saúde.

Existem diferentes tipos de chocolate: o branco, de leite, ruby ou rosa, meio amargo e preto ou amargo.

Tipos de chocolate, dieta, fitness

Um dos benefícios comum a todos os tipos de chocolates é o de fornecer energia ao organismo, porque é rico em calorias.

Trinta gramas de chocolate têm em média 120 calorias. Para que estas calorias não resultem em gorduras acumuladas, o ideal é comer o chocolate logo de manhã, a seguir ao pequeno-almoço ou no máximo como sobremesa após o almoço, para que estas calorias sejam consumidas pelo nosso corpo durante o dia. Se optares por o comer à noite, quando habitualmente ficamos em repouso, estas calorias provavelmente serão transformadas em gordura.

O tipo de chocolate que mais benefícios traz para o nosso organismo é o preto ou amargo e o meio amargo.

Chocalate preto, fitness

Os principais benefícios do chocolate preto ou meio amargo são:

  1. Melhora a circulação sanguínea e ajuda a prevenir o cancro, pela sua riqueza em antioxidantes;
  2. Estimula o sistema nervoso central e mantém o cérebro jovem, pois possui teobromina, que é uma substância com ação semelhante à cafeína e também previne o Alzheimer;
  3. Aumentar o colesterol bom – HDL e diminuir o colesterol mau – LDL, devido aos esteróis vegetais e flavonoide que, quando consumidos moderadamente e junto a uma dieta equilibrada, diminuem os níveis de LDL no sangue;
  4. Proteger a pele do sol graças aos seus compostos bioativos como os flavonóides, que protegem a pele contra os malefícios da radiação UV;
  5. Reduz a sensação de stress e produz uma sensação de bem-estar. Segundo a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), o chocolate “é constituído por mais de 300 substâncias químicas, que induzem a libertação de neurotransmissores”. Entre eles, destacam-se as “endorfinas, hormonas que reduzem o stress, diminuem a dor e induzem satisfação”, além de ajudar a libertar a serotonina a qual dá a sensação de bem estar;

Para ter todos os benefícios do chocolate amargo basta comer um quadrado, que são cerca de 6 g por dia.

Diferenças dos tipos de chocolate

As principais diferenças entre os tipos de chocolate existentes são:

  • Chocolate branco – não tem cacau e tem mais açúcar e gordura.
  • Chocolate de leite – é o mais comum e tem alguma quantidade de cacau, leite e açúcar.
  • Chocolate Ruby ou rosa – é um novo tipo de chocolate que contém 47,3 % de cacau, leite e açúcar. A cor rosa é natural, é feita a partir do grão de cacau Ruby, e não possui corantes. Além disso, tem um sabor característico de frutos vermelhos. 
  • Chocolate meio amargo – é o que tem 40 a 55% de cacau, pouca quantidade de manteiga de cacau e açúcar.
  • Chocolate preto ou amargo – é o que tem mais cacau, entre 60 a 85%, e menos açúcar e gordura.

Quanto mais cacau o chocolate tiver, mais benefícios tem para a tua saúde, como tal, o preto é a escolha ideal!

BeFitness

Related Posts

Água – Benefícios na tua saúde

Água – Benefícios na tua saúde

Agora que os dias quentes estão aí, é ainda mais importante darmos atenção e prioridade ao consumo de água. A água é o principal constituinte do nosso organismo. Mais de 60% do volume do corpo é constituído por água. Os benefícios da água no nosso organismo são...

Alimentação em quarentena

Alimentação em quarentena

Todos sabemos que estes dias em confinamento trazem consigo um desejo maior pela comida e uma dificuldade em resistir às tentações. Mas manter uma alimentação saudável e regrada é essencial para a tua saúde e felicidade. Para não perderes o foco e te manteres...

Comments

0 Comments

Your Wellness
is our Mission

Sê o primeiro a receber as novidades