Alimentação saudável, fitness, saude

A importância da Proteína no exercício físico

Mai 12, 2020

Antes de tudo, deves saber que Proteína é um macronutriente essencial na alimentação de qualquer um, independentemente se pratica ou não uma actividade física. Ela é indispensável ao organismo, uma vez que é responsável pela renovação e formação de células. 

Para os praticantes de atividade física, o consumo adequado deste macronutriente é ainda mais importante para reparar e substituir proteínas danificadas ao nível dos músculos, ossos, tendões e ligamentos. Durante qualquer prática de atividade física ocorre um desgaste muscular. Uma das funções da proteína é actuar nesse desgaste, promovendo a regeneração muscular. Além de que auxilia no aumento de massa muscular (através da síntese proteica), assim, torna-se importante destacar que a proteína é o principal nutriente responsável pela construção da massa muscular.

Actividade fisica, fitness e alimentato saudavel

A ingestão de proteína assegura inúmeros benefícios ao nosso organismo.

Benefícios da ingestão de proteína:

  • Contribuem para a prevenção do aparecimento de lesões;
  • Auxilia a absorção de vitaminas;
  • Estimula a sensação de saciedade;
  • Contribuem  para o crescimento muscular e regeneração dos tecidos.

A quantidade aconselhada de ingestão de proteína varia consoante o estilo de vida de cada pessoa, nomeadamente se se trata de uma pessoa mais ativa ou mais sedentária.

Os principais sintomas de carência de proteína são:

  1. Cansaço (físico e psicológico)
  2. Perda de força física
  3. Maior sensação de gula e dificuldade em sentir-se saciado (a proteína é responsável por estimular uma maior sensação de saciedade)
  4. Lesões posteriores ao treino
  5. Regeneração muscular mais lenta
  6. Perda de cabelo

Para controlares melhor a ingestão de proteína, é importante saber que os alimentos mais proteicos são os de origem animal, ainda que seja possível actualmente encontrar fontes ricas em proteína em alimentos com origem vegetal ou na combinação de diferentes legumes, vegetais, grãos e sementes.

Alimentos com maior concentração em proteína:

Ovos: estes são dos alimentos com maior teor proteico. A sua composição nutricional revela uma fonte de energia rica em nutrientes, vitaminas e minerais, complementando com o facto de ser um alimento muito saciante.

Sementes: as sementes de chia, de abóbora e de girassol, assim como as amêndoas, as nozes e os pistácios são fontes ricas em gorduras boas, e além disso também têm uma ação antioxidante e anti-inflamatória.

Aveia: é uma fonte rica em proteína e magnésio, assim como inúmeros nutrientes essenciais para uma alimentação equilibrada e saudável.

Peixe: o consumo de peixe, em geral, é fundamental para assegurar a ingestão de proteína, entre as diversas espécies, destacamos: o salmão, o atum, a sardinha e a cavala.

Leguminosas: estas são uma boa alternativa ao consumo de carne, são excelentes fontes de proteína. Das leguminosas mais proteicas destacamos: lentilhas, feijão e grão-de-bico.

Outros alimentos proteicos: abacate, tofu, espargos, brócolos e bebida vegetal.

Se pretenderes algo mais simples de preparar e de consumo rápido, seleciona o teu suplemento ou snack de proteína na Prozis e utiliza o código BEFITNESSSTUDIO para obteres 10% de desconto directo.

Como já referimos o consumo de proteína tem um papel muito importante no organismo e deve ser adequado às necessidades e carências de cada um, e como tal, é fundamental consultar um nutricionista para a respetiva adequação à tua dieta.

BeFitness

Related Posts

Atividade física e o sistema imunológico

Atividade física e o sistema imunológico

O nosso sistema imunitário é uma rede complexa de células e moléculas designadas para nos proteger de infecções e doenças.  Está comprovado que o exercício físico tem um impacto importante e positivo no normal funcionamento e melhoria do sistema imunitário. A...

Água – Benefícios na tua saúde

Água – Benefícios na tua saúde

Agora que os dias quentes estão aí, é ainda mais importante darmos atenção e prioridade ao consumo de água. A água é o principal constituinte do nosso organismo. Mais de 60% do volume do corpo é constituído por água. Os benefícios da água no nosso organismo são...

Comments

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Your Wellness
is our Mission

Sê o primeiro a receber as novidades